sábado, 7 de junho de 2014

Fotos antigas

Me deu uma louca vontade de ver
Aquelas fotos antigas.
Aquelas mesmas que fiz questão de esquecer.

Esquecer, porque me lembram de um tempo.
Um tempo que, ao mesmo tempo, parece ter sido ontem
E há muito tempo.

Tempo esse que sombreia toda minha existência.
Aliás, que tempo passado não nos sombreia, rodeia?
O pretérito mais que perfeito está aí pra não me deixar mentir.

Foi o passado, principalmente o que ansiamos mais esquecer,
Que nos moldou como somos hoje.
E as mãos desse passado artesão ainda me atormentam.

Fazem-me sentir como se, a qualquer momento,
Fossem me levar de volta ao que eu era.
Parece que essa é a razão delas de ser.

Será que é por isso que todos apagam seus passados,
Ou melhor, fotos antigas?

Será que é porque essas fotos nos façam cair em pranto
Ou gritar ao mundo em Sol maior?

O cerne de tudo não são as fotos,
Embora as coitadas sejam quem paga o preço do nosso desespero, destempero.
Não as abandonar seria um gesto de alma evoluída?
Seria?

Na dúvida, escondo-as bem escondido
Pra que eu as ache em um ou dois cliques.

Victor da Silva Neris

Nenhum comentário:

Postar um comentário